sábado, 5 de abril de 2025

ASSUNTO IV - LOGICA INTERNA DOS ESPORTES DE INVASÃO - I ETAPA 2025 - 8º ANO

 LÓGICA INTERNA DOS ESPORTES DE INVASÃO 



Características dos esportes de invasão

Nos esportes de invasão é possível perceber, entre outras semelhanças, que as equipes jogam em quadras ou campos retangulares. Em uma das linhas de fundo (ou num dos setores ao fundo), fica a meta a ser atacada, e na outra linha de fundo, a que deve ser defendida. Para atacar a meta do adversário, uma equipe precisa, necessariamente, ter a posse de bola (ou objeto usado como bola) para avançar sobre o campo do adversário (geralmente fazendo passes) e criar condições para fazer gols, cestas ou touchdown. Só dá para chegar lá conduzindo, lançando ou batendo (com um chute, um arremesso, uma tacada) na bola, ou no objeto usado como bola, em direção à meta.

Nos esportes de invasão, ao mesmo tempo em que uma equipe tenta avançar, a outra tenta impedir os avanços. E para evitar que uma chegue a meta defendida pela outra, é preciso reduzir os espaços de atuação do adversário de maneira organizada e, sempre que possível, tentar recuperar a posse de bola para daí partir para o ataque.

Papel de jogador nos esportes de invasão

O papel de jogador é definido pela globalidade essencial dos esportes de invasão, constituído por ações coletivas de ocupação e hegemonia do campo adversário.

Capacidades importantes como o protagonismo, o trabalho coletivo, o desempenho do seu papel em prol do coletivo, portar-se de acordo com a tática coletiva, adaptar-se a situações adversas em momentos de dificuldade, o respeito às regras, ao ambiente de jogo, ao adversário, ao árbitro, reconhecer as suas necessidades técnicas e táticas e os seus principais atributos positivos, entre outras, podem estar presentes nas discussões.

Papel de técnico nos esportes de invasão

No papel de técnico, é essencial combinar duas capacidades: (a) ler as ações coletivas de ambas as equipes e como elas interagem, por exemplo: como elas se combinam e se espelham uma na outra; (b) identificar como a interação de cada indivíduo se relaciona com o todo e pode atuar como um parâmetro de controle para o comportamento dinâmico do coletivo. exercitar a sua criatividade, a análise dos seus jogadores, procurando incentivá-los e extrair o seu máximo potencial, indicar necessidades técnicas, físicas e táticas dos jogadores e adaptar a equipe de acordo com o que cada um tem de melhor, contornar situações de conflito ou de derrota.

Papel de árbitro nos esportes de invasão

Esse papel envolve o olhar do árbitro quanto a ações pessoais de um jogador quando infringe

·         A dinâmica das ações coletivas;

·         A dinâmica pessoal da ação de cada jogador;

·         A integridade física, psicológica e social de cada jogador.

 Mostre que arbitrar é fazer juízos de valor, portanto, interpretar ações frente a códigos de acordo social e coletivo. Nesse sentido, deve desempenhar a função de fazer cumprir as regras, sendo imparcial e zelando pela segurança dos demais atletas.

Elementos da lógica interna dos esportes de invasão

Os esportes de invasão apresentam elementos que constituem a sua lógica interna. González e Bracht (2012) apresentam o seguinte:

      Objetivo do jogo: o principal objetivo do jogo é que as equipes tentem ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos, protegendo a sua meta simultaneamente.

      Área de jogo: a área de jogo é retangular, comum a todos os jogadores, com os alvos e/ou metas nos extremos da quadra ou do campo de jogo. Em muitas modalidades tem a presença de um jogador especializado para defender a meta (goleiro), mas não em todas.

      Papéis dos jogadores: nos esportes de quadra, todos os jogadores atacam e defendem; nos esportes de campo, a tendência é ter papéis mais diferenciados (atacantes, defensores, meio campistas).

      Ações táticas ofensivas: o jogador deve observar antes de agir (passar, conduzir, finalizar), passando para quem tem melhores condições de finalizar ou dar continuidade ao jogo.

      Outra ação tática ofensiva é apoiar o atacante com posse de bola (oferecer linha de passe, afastar seu defensor direto, fazer bloqueio), procurando se desmarcar, participando do rebote ofensivo e do retorno/equilíbrio defensivo.

      Ações táticas defensivas: o jogador deve responsabilizar-se pelo atacante direto, posicionando-se entre o atacante e a meta, mantendo no seu campo visual o atacante direto e o atacante com posse de bola.

      Outra ação tática defensiva é cobrir/ajudar o defensor do atacante com posse da bola, dobrando o defensor do atacante com posse da bola quando superado.

      Habilidades técnicas: manejo e condução de bola (com e sem implemento), passe, drible, chute, cabeceio, arremesso e finalizações.

Estratégias ofensivas

      Manter a posse e criar coletivamente chance para finalizar;

      Procurar superioridade numérica (uso de combinações táticas);

      Efetuar rápida mudança de defesa-ataque;

      E contra-atacar de forma organizada.

Estratégias defensivas

      Fazer uma ocupação equilibrada do espaço;

      Evitar a superioridade numérica;

      Realizar retorno defensivo organizado;

      Variar a organização defensiva (sistema, zona, individual, misto, combinado, pressão).

Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 4 out. 2021.

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.


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