domingo, 16 de fevereiro de 2025

ASSUNTO I - GINÁSTICA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL - I ETAPA 2025 - 8º ANO

 GINÁSTICA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL





 

A consciência corporal consiste na capacidade que temos de perceber o próprio corpo de maneira profunda e completa.

Ou seja, ela está relacionada a capacidade de entender os movimentos, os limites corporais, a relação do corpo com o ambiente e quais os esforços necessários para se obter os resultados esperados.

O conceito também compreende a capacidade de reconhecer os sinais de alerta emitidos pelo organismo quando são realizados movimentos que podem provocar dores e lesões.

Portanto, podemos entender consciência corporal como a utilização do corpo como um meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.

As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.

Com movimentos suaves associados às técnicas de respiração, concentração e meditação, as pessoas não almejam o rendimento ou desempenho, mas sim buscam maior equilíbrio físico e mental. Ainda para a BNCC (2017, p. 218):

Essas práticas podem ser denominadas de diferentes formas, como: alternativas, introjectivas, introspectivas, suaves. Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.

Indo além de um treino formado por série de repetições, a ginástica de conscientização corporal é uma forma especial de se exercitar com maior foco na visão integral do ser humano.

A ginástica de conscientização corporal valoriza o conhecimento e a individualidade do próprio corpo, e as sensações experimentadas durante sua prática.

Origem da ginástica de Conscientização Corporal

A prática corporal de ginástica de conscientização corporal tem origem em práticas milenares, especialmente da cultura oriental.

No Brasil a ginástica de conscientização corporal surge com mais força na década de 1960, influenciada pelo movimento “contracultura”, que foi um movimento que contestava a cultura dominante, o corpo padronizado como produto, o consumismo, as guerras, o conservadorismo que não fazia sentido para as novas gerações. Nesse momento essa nova concepção de ginástica surgiu em contraposição à forma tradicional das práticas corporais de ginástica, onde não se respeitava a individualidade e se baseava na repetição mecânica de exercícios, impedindo a percepção do movimento e o conhecimento do próprio corpo.

Características da Ginástica de Conscientização Corporal

v  Movimento suaves e lentos;

v  Introspecção, sensibilidade e percepção de todo corpo durante cada movimento;

v  Percepção do processo de respiração (inspiração e expiração);

v  Foco nas sensações experimentadas durante os movimentos;

v  Praticada em um ambiente que permita a concentração.

 

Exemplos de Ginástica de Conscientização Corporal

u   Biodança;

u   Bioenergética;

u  Eutonia;

u   Antiginástica;

u   Ioga;

u  Tai chi chuan;

u   Ginástica chinesa;

u  Meditação;

u  Massagem;

u  Automassagem;

u  Relaxamento;

u  Pilates.

 

Benefícios da Ginástica de Conscientização Corporal

       Autoconfiança em relação ao seu próprio corpo;

       Ajuda a encontrar o seu ponto de equilíbrio físico;

       Melhora o controle dos seus movimentos;

       Amplia a sua noção espacial;

       Auxilia na prevenção contra lesões musculares;

       Aumenta a qualidade de vida;

       Diminuição do estresse e a ansiedade do seu cotidiano;

       Proporciona um melhor desempenho nas atividades cotidianas, seja no trabalho ou em casa;

       Melhora o equilíbrio e a estabilidade;

       Melhora o bem-estar emocional.

Atividades que promovem a consciência corporal

 

  • O primeiro passo para começar a desenvolver a conscientização corporal é prestar atenção aos movimentos que são realizados no dia a dia, como sentar, levantar, caminhar, correr.
  • É importante sempre se questionar se a postura está correta, se o modo de pisar é adequado, e se os movimentos que são repetitivos estão sendo executados de forma saudável.
  • Outra maneira de desenvolvê-la, é buscando por alguns tipos de atividades físicas que promovam essa consciência, podendo ser elas de alto ou baixo impacto.

 


https://www.google.com/

https://www.scielo.br/

https://www.aulaparana.pr.gov.br/educacao_fisica_8ano

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/9ano/educacao-fisica/as-modalidades-de-ginastica-de-conscientizacao-corporal/6573





Nenhum comentário:

Postar um comentário